Telemann

telemann

Georg Philipp Telemann – 24 de março [OS 14 de março] 1681 – 25 de junho de 1767) foi um compositor barroco alemão e multi-instrumentista. Quase completamente autodidata em música, ele se tornou um compositor contra a vontade de sua família.

Depois de estudar em Magdeburg, Zellerfeld e Hildesheim, Telemann ingressou na Universidade de Leipzig para estudar direito, mas acabou optando pela carreira musical. Ele ocupou cargos importantes em Leipzig, Sorau, Eisenach e Frankfurt antes de se estabelecer em Hamburgo em 1721, onde se tornou diretor musical das cinco principais igrejas daquela cidade.

Enquanto a carreira de Telemann prosperava, sua vida pessoal sempre foi problemática: sua primeira esposa morreu menos de dois anos após o casamento, e sua segunda esposa teve casos extraconjugais e acumulou uma grande dívida de jogo antes de deixá-lo.

Telemann é um dos compositores mais prolíficos da história …

…pelo menos em termos de obra sobrevivente. Ele foi considerado por seus contemporâneos um dos principais compositores alemães da época e foi comparado favoravelmente tanto a seu amigo Johann Sebastian Bach, que fez de Telemann o padrinho e homônimo de seu filho Carl Philipp Emanuel, quanto a George Frideric Handel. , a quem Telemann também conheceu pessoalmente.

Como parte de suas funções, ele escreveu uma quantidade considerável de música para educar os organistas sob sua direção. Isso inclui 48 prelúdios corais e 20 pequenas fugas (fugas modais) para acompanhar suas harmonizações corais para 500 hinos.

Sua música incorpora estilos nacionais franceses, italianos e alemães, e às vezes ele foi até influenciado pela música popular polonesa. Ele permaneceu na vanguarda de todas as novas tendências musicais, e sua música permanece como um elo importante entre o barroco tardio e os estilos clássicos iniciais. O Museu Telemann em Hamburgo é dedicado a ele.

Vida

Início da vida (1681-1712)

Telemann nasceu em Magdeburg, então capital do Ducado de Magdeburg, Brandemburgo-Prússia. Seu pai Heinrich, diácono da Igreja do Espírito Santo (Heilige-Geist-Kirche), morreu quando Telemann tinha quatro anos.

O futuro compositor recebeu as primeiras aulas de música aos 10 anos, com um organista local, e interessou-se imensamente pela música em geral e pela composição em particular. Apesar da oposição de sua mãe e parentes, que proibiam qualquer atividade musical, Telemann descobriu que era possível estudar e compor em segredo, chegando a criar uma ópera aos 12 anos.

Telemann foi enviado para o famoso Gymnasium Andreanum em Hildesheim, onde seu talento musical floresceu, apoiado pelas autoridades escolares, incluindo o próprio reitor.

Telemann estava se tornando igualmente hábil tanto na composição quanto na performance, aprendendo sozinho flauta, oboé, violino, viola da gamba, flauta doce, contrabaixo e outros instrumentos. Em 1701 formou-se no Ginásio e foi para Leipzig para se tornar aluno da Universidade de Leipzig, onde pretendia estudar direito.

Acabou por se tornar músico profissional, compondo regularmente obras para a Nikolaikirche e até para a St. Thomas (Thomaskirche). Em 1702 tornou-se diretor da casa de ópera municipal Opernhaus auf dem Brühl e, posteriormente, diretor musical da Neukirche.

Prodigiosamente produtivo, Telemann forneceu uma riqueza de novas músicas para Leipzig, incluindo várias óperas, uma das quais foi sua primeira grande ópera, Germanicus. No entanto, ele se envolveu em um conflito com o cantor da Thomaskirche, Johann Kuhnau.

O conflito …

…se intensificou quando Telemann passou a empregar numerosos alunos para seus projetos, inclusive os de Kuhnau, da Thomasschule. Telemann deixou Leipzig em 1705 aos 24 anos, após receber um convite para se tornar Kapellmeister da corte do conde Erdmann II de Promnitz em Sorau (agora Żary, Polônia).

Sua carreira foi interrompida no início de 1706 pelas hostilidades da Grande Guerra do Norte e, após um curto período de viagens, ele entrou ao serviço do duque Johann Wilhelm, em Eisenach, onde nasceu Johann Sebastian Bach. Ele se tornou Konzertmeister em 24 de dezembro de 1708 e Secretário e Kapellmeister em agosto de 1709.

Durante seu mandato em Eisenach, Telemann escreveu muita música: pelo menos quatro ciclos anuais de cantatas de igreja, dezenas de sonatas e concertos e outras obras. Em 1709, casou-se com Amalie Louise Juliane Eberlin, dama de companhia da Condessa de Promnitz e filha do músico Daniel Eberlin. A filha deles nasceu em janeiro de 1711. A mãe morreu logo depois, deixando Telemann deprimido e perturbado.

Frankfurt (1712–1721)

Depois de menos de um ano, ele procurou outro cargo e mudou-se para Frankfurt em 18 de março de 1712, aos 31 anos, para se tornar o diretor musical da cidade e Kapellmeister na Barfüßerkirche e na Igreja de Santa Catarina.

Em Frankfurt, ele ganhou totalmente seu estilo pessoal maduro. Aqui, como em Leipzig, ele foi uma força poderosa na vida musical da cidade, criando música para duas grandes igrejas, cerimônias cívicas e vários conjuntos e músicos. Em 1720, ele adotou o uso da ária da capo, que foi adotada por compositores como Alessandro Scarlatti.

Óperas como Narciso, que foi trazida para Frankfurt em 1719, escrita no idioma italiano da composição, marcaram a produção de Telemann.

Em 28 de agosto de 1714, três anos após a morte de sua primeira esposa, Telemann casou-se novamente, Maria Catharina Textor, filha de um funcionário do conselho de Frankfurt. Eles finalmente tiveram nove filhos. Isso foi fonte de muita felicidade pessoal e o ajudou a produzir composições.

Telemann continuou a ser extraordinariamente produtivo e bem-sucedido, até aumentando sua renda trabalhando para os empregadores de Eisenach como Kapellmeister von Haus aus, ou seja, enviando regularmente novas músicas enquanto não morava em Eisenach. Os primeiros trabalhos publicados de Telemann também apareceram durante o período de Frankfurt.

Sua produção aumentou rapidamente, pois ele compôs com fervor suítes de abertura e música de câmara, a maioria das quais não é apreciada. Essas obras incluíam suas 6 Sonatas para violino solo, conhecidas como Sonatas de Frankfurt, publicadas em 1715.

Na segunda metade do período de Frankfurt, ele compôs uma obra inovadora, seu Concerto para viola em sol maior, que tem o dobro do comprimento de seu violino. concertos. Além disso, aqui ele compôs sua primeira obra-prima coral, sua Paixão de Brockes, em 1716.

Hamburgo (1721-1767)

Telemann aceitou o convite para trabalhar em Hamburgo como Kantor da Johanneum Lateinschule e diretor musical das cinco maiores igrejas em 1721. Logo após a chegada, Telemann encontrou alguma oposição de oficiais da igreja que consideravam sua música e atividades seculares muito complicadas. distração para o próprio Telemann e para os habitantes da cidade.

No ano seguinte, quando Johann Kuhnau morreu e a cidade de Leipzig estava procurando um novo Thomaskantor, Telemann se candidatou ao cargo e foi aprovado, mas recusou depois que as autoridades de Hamburgo concordaram em lhe dar um aumento adequado. Depois que outro candidato, Christoph Graupner, recusou, o posto foi para Johann Sebastian Bach.

Telemann fez algumas pequenas viagens fora da Alemanha nessa época. No entanto, mais tarde, no período de Hamburgo, ele viajou para Paris e permaneceu por oito meses, de 1737 a 1738. Ele ouviu e ficou impressionado com Castor et Pollux, uma ópera do compositor francês Jean-Philippe Rameau.

A partir de então, incorporou o estilo operístico francês em suas obras vocais. Antes disso, sua influência era principalmente italiana e alemã. Além disso, Telemann permaneceu em Hamburgo pelo resto de sua vida. Uma obra-prima vocal desse período é sua Paixão de São Lucas de 1728, que é um excelente exemplo de seu estilo vocal totalmente amadurecido.

Seus primeiros anos foram atormentados por problemas conjugais: a infidelidade de sua esposa e suas dívidas de jogo, que somavam uma soma maior do que a renda anual de Telemann.

Falência

O compositor foi salvo da falência pelos esforços de seus amigos e pelas numerosas publicações de música e poesia de sucesso que Telemann fez durante os anos de 1725 a 1740. Em 1736, marido e mulher não viviam mais juntos por causa de seus desentendimentos financeiros.

Embora ainda ativo e cumprindo as muitas obrigações de seu trabalho, Telemann tornou-se menos produtivo na década de 1740, quando já estava na casa dos 60 anos. Ele iniciou estudos teóricos, além de hobbies como jardinagem e cultivo de plantas exóticas, uma espécie de moda em Hamburgo na época e um hobby compartilhado por Handel.

A maior parte da música da década de 1750 parece ter sido parodiada de obras anteriores. O filho mais velho de Telemann, Andreas, morreu em 1755, e o filho de Andreas, Georg Michael Telemann, foi criado pelo velho compositor.

Preocupado com problemas de saúde e problemas de visão em seus últimos anos, Telemann ainda estava compondo na década de 1760. Ele morreu na noite de 25 de junho de 1767 do que foi registrado na época como uma “doença no peito”. Ele foi sucedido em seu posto em Hamburgo por seu afilhado, o segundo filho de Johann Sebastian Bach, Carl Philipp Emmanuel Bach.

Legado e influência

Telemann foi um dos maiores compositores mais prolíficos de todos os tempos: sua obra abrangente compreende mais de 3.000 composições, metade das quais foram perdidas e a maioria não foi executada desde o século XVIII. De 1708 a 1750, Telemann compôs 1.043 cantatas sacras e 600 suítes de abertura e tipos de concertos para combinações de instrumentos que nenhum outro compositor da época empregou.

A primeira estimativa precisa do número de suas obras foi fornecida por musicólogos apenas durante as décadas de 1980 e 1990, quando extensos catálogos temáticos foram publicados. Durante sua vida e na segunda metade do século 18, Telemann foi muito considerado por colegas e críticos.

Numerosos teóricos (Marpurg, Mattheson, Quantz e Scheibe, entre outros) citaram suas obras como modelos, e grandes compositores como J.S. Bach e Handel compraram e estudaram suas obras publicadas.

Fama

Ele era imensamente popular não apenas na Alemanha, mas também no resto da Europa: os pedidos de edições da música de Telemann vinham da França, Itália, Holanda, Bélgica, países escandinavos, Suíça e Espanha. Foi apenas no início do século 19 que sua popularidade parou repentinamente.

A maioria dos lexicógrafos começou a descartá-lo como um “polígrafo” que compunha muitas obras, um Vielschreiber para quem a quantidade vinha antes da qualidade.

Tais opiniões foram influenciadas por um relato da música de Telemann por Christoph Daniel Ebeling, um crítico do final do século 18 que de fato elogiou a música de Telemann e fez apenas comentários críticos sobre sua produtividade.

Após o renascimento de Bach, as obras de Telemann foram julgadas como inferiores às de Bach e carentes de profundo sentimento religioso.

Críticas

Por exemplo, em 1911, a Encyclopædia Britannica carecia de um artigo sobre Telemann, e em uma de suas poucas menções a ele referia-se ao “trabalho muito inferior de compositores menores como Telemann” em comparação com Handel e Bach. julgamentos foram produzidos por notáveis biógrafos de Bach, Philipp Spitta e Albert Schweitzer, que criticaram as cantatas de Telemann e depois elogiaram obras que pensavam ter sido compostas por Bach, mas que foram compostas por Telemann.

A última execução de uma obra substancial de Telemann (Der Tod Jesu) ocorreu em 1832, e somente no século 20 sua música voltou a ser executada.

Estilo

O renascimento do interesse em Telemann começou nas primeiras décadas do século 20 e culminou na edição crítica de Bärenreiter da década de 1950. Hoje, cada uma das obras de Telemann geralmente recebe um número TWV, que significa Telemann-Werke-Verzeichnis (Catálogo de obras de Telemann).

A música de Telemann foi uma das forças motrizes por trás do barroco tardio e dos primeiros estilos clássicos. A partir da década de 1710, ele se tornou um dos criadores e principais expoentes do chamado estilo misto alemão, um amálgama dos estilos alemão, francês, italiano e polonês.

Com o passar dos anos, sua música mudou gradualmente e passou a incorporar cada vez mais elementos do estilo galante, mas ele nunca adotou completamente os ideais da nascente era clássica: o estilo de Telemann permaneceu contrapontístico e harmonicamente complexo, e já em 1751 ele descartou muita música contemporânea como muito simplista.

Os compositores que ele influenciou …

… musicalmente incluíram alunos de J.S. Bach em Leipzig, como Wilhelm Friedemann Bach, Carl Philipp Emmanuel Bach e Johann Friedrich Agricola, bem como os compositores que atuaram sob sua direção em Leipzig (Christoph Graupner, Johann David Heinichen e Johann Georg Pisendel), compositores da escola Lieder de Berlim e, finalmente, seus numerosos alunos, nenhum dos quais, no entanto, se tornou um grande compositor.

Igualmente significativas para a história da música foram as atividades editoriais de Telemann. Ao buscar direitos exclusivos de publicação de suas obras, ele estabeleceu um dos precedentes mais importantes para considerar a música como propriedade intelectual do compositor.

A mesma atitude informava seus concertos públicos, onde Telemann freqüentemente tocava música originalmente composta para cerimônias com a presença apenas de alguns poucos membros da classe alta.

Lista parcial de trabalhos

óperas

Paixões

As paixões de Georg Philipp Telemann

Cantatas

Cantata Ciclo 1716–1717

Harmonischer Gottes-Dienst

Die Donner-Ode (“A Ode do Trovão”) TWV 6:3a-b

Du bleibest dennoch unser Gott (Erstausgabe 1730)

Ihr Völker, hört

Ino (1765)

Sei tausendmal willkommen (Erstausgabe 1730)

Die Tageszeiten (“Os tempos do dia”) (1757)

Gott, man lobet dich in der Stille, Cantata for the Peace of Paris, 1763, para coro em 5 partes, flauta, 2 oboés, fagote, 3 trompetes, 2 trompas, cordas e contínuo, TWV 14:12

não por Telemann: Der Schulmeister (“The Schoolmaster” 1751), por Christoph Ludwig Fehre.

Oratórios

Hamburger Admiralitätsmusik vários anos, incluindo TWV 24:1

Der Tag des Gerichts (O Dia do Juízo) (1761–1762)

Hamburgische Kapitänsmusik (vários anos)

Der Tod Jesu (A Morte de Jesus) TWV 5:6 (1755)

Die Auferstehung und Himmelfahrt Jesu” (A Ressurreição e Ascensão de Jesus) TWV 6:6, (1760)

Trauermusik for Emperor Karl VII (1745) Ich hoffete aufs Licht, TWV 4:13

Trauermusik para o prefeito de Hamburgo Garlieb Sillem Schwanengesang TWV 4:6

Der aus der Löwengrube errettete Daniel (“Daniel livrado da cova dos leões”) (1731) [Isso foi atribuído incorretamente a Handel]

Reformations-Oratory 1755 Holder Friede, Heilger Glaube TWV 13:18

suítes orquestrais

Grillen-symphonie TWV 50:1

Abertura (Wassermusik: Hamburger Ebb und Fluth) TWV 55:C3

Ouverture des Nations anciens et Modernes in G TWV 55:G4

Abertura em sol menor TWV 55:g4

Suíte em lá menor para flauta doce, cordas e contínuo TWV 55:a2

Abertura: Alster Echo in F, para 4 trompas, 2 oboés, fagote, cordas e contínuo, TWV55:F11

Música de câmara

Sinfonia Spirituosa em ré maior (2 violinos, viola e contínuo, trompete ad libitum) TWV 44:1

Tafelmusik (1733) (‘Tafelmusik’ refere-se a música destinada a acompanhar uma refeição)

Der getreue Musikmeister (1728), um diário musical contendo 70 pequenas composições vocais e instrumentais

Doze quartetos de Paris em dois conjuntos de seis (Quadri a violino, flauto traversiere, viola da gamba o violoncelo, e fondamento, 1730, reimpresso como Six quatuors, 1736; Nouveaux quatuors en six suites, 1738) para flauta, violino, viola da gamba ou violoncelo, contínuo, TWV 43:G1, D1, A1, g1, e1, h1 (primeiro conjunto), TWV 43:D3, a2, G4, h2, A3, e4 (segundo conjunto)

Doze Fantasias para Flauta Transversal sem Baixo TWV 40:2–13

Doze Fantasias para Violino sem Baixo TWV 40:14–25

Doze Fantasias para Viola da Gamba solo TWV 40:26–37

Sonates sans basse (Telemann) TWV 40:101–106

Seis Sonatas Canônicas TWV 40: 118–123

Seis Concertos para Flauta e Cravo TWV 42.

Teclado

36 Fantasias para Teclado TWV 33:1–36

6 aberturas para teclado TWV 32:5–10

6 fugas leves com pequenos acréscimos frescos TWV 30:21–26

órgão e teórico

48 Prelúdios de Corais para Órgão TWV 31:1–48

20 Fugas Fáceis em 4 partes TWV 30:1–20

500 harmonizações de coral

Concertos

Violino

Concerto para violino em lá maior “Die Relinge” TWV 51:A4

Concerto para Três Violinos em Fá maior, TWV 53:F1 (de Tafelmusik, parte II)

Quatro Concertos para Quatro Violinos TWV 40:201–204

Viola

Concerto em sol maior para viola e orquestra de cordas, TWV 51:G9; o primeiro concerto conhecido para viola, ainda hoje executado regularmente

Concerto em sol maior para duas violas e orquestra de cordas, TWV 52:G3

Trompa

Concerto para duas trompas em ré maior TWV 52:D1

Concerto para duas trompas em ré maior TWV 52:D2

Concerto para Trompa e Orquestra em Ré maior TWV 51:D8

Concerto para duas trompas em fá maior TWV 52:F3

Concerto para duas trompas em fá maior TWV 52:F4

Concerto para duas trompas em Eb maior TWV 52:Es1

Concerto para duas trompas em mi bemol e 2 violinos, TWV 54:Es1

Concerto para Três Trompas em Ré e Violino, TWV 54:D2

Trompete

Concerto para trompete em ré maior, TWV 51:D7

Concerto em ré para trompete e 2 oboés, TWV 53:D2

Concerto em ré para trompete, violino e violoncelo, TWV 53:D5

Concerto em ré para 3 trombetas, tímpanos, 2 oboés, TWV 54:D3

Concerto em ré para 3 trombetas, tímpanos, TWV 54:D4

Chalumeaux

Concerto em dó maior para 2 Chalumeaux, 2 fagotes e orquestra, TWV 52:C1

Concerto em ré menor para Two Chalumeaux and Orchestra, TWV 52:d1

Oboé

Concerto em lá maior

Concerto em dó menor, TWV 51:c1

Concerto em ré menor

Concerto em mi menor

Concerto em fá menor

Concerto em sol maior

Fagote

Concerto para Flauta Flauta e Fagote em Fá maior, TWV 52:F1

Flauta Doce

Concerto em dó maior, TWV 51:C1

Concerto em fá maior, TWV 51:F1

Concerto para Flauta doce e Viola da gamba em Lá menor, TWV 52:a1

Concerto para 2 Flautas Flautas em Lá menor, TWV 52:a2

Concerto para 2 Flautas Flautas em Si bemol maior, TWV 52:B1

Flauta Traverso

Concerto em ré maior, TWV 51:D2

Concerto em mi menor para flauta doce e flauta, TWV 52:e1

Concerto em si menor, TWV 41:h3

Concerto em dó menor, TWV 41:c3

Sonatas

Sonata da chiesa, TWV 41:g5 (para instrumento melódico – violino, flauta ou oboé, do Der getreue Musikmeister)

Oboé

Sonata em lá menor TWV 41:a3 (de Der getreue Musikmeister)

Sonata em si bemol TWV 41:B6

Sonata em Mi menor TWV 44:e6

Sonata em sol menor TWV 41:g6

Sonata em sol menor TWV 41:g10

Fagote

Sonata em fá menor TWV 41:f1 (parte da coleção Der getreue Musikmeister, 1728)

Sonata em Mi bemol major TWV 41:EsA1

Fontes citadas

Zohn, Steven (2001). “Georg Philipp Telemann”. Em Sadie, Stanley; Tyrrel, John (eds.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians (2ª ed.). Londres: Macmillan. ISBN 978-1-56159-239-5.‎

links externos

Mais informações sobre Telemann e suas obras

Georg Philipp Telemann (Compositor) Site das Cantatas de Bach]

Georg Philipp Telemann em www.baroquemusic.org

Lista parcial de publicações Telemann e números TWV, Robert Poliquin, Université du Québec (arquivo de 13 de agosto de 2013. Consultado em 25 de maio de 2015). (Francês)

Telemann como compositor de ópera de 1708 a 1761, OperaGlass, Universidade de Stanford.

Obras de ou sobre Georg Philipp Telemann em bibliotecas (catálogo WorldCat) Edições modernas

Prima la musica! Edições performáticas disponíveis comercialmente da música de Telemann, bem como de outros compositores barrocos.

Habsburger Verlag Edições modernas de execução das cantatas de Telemann editadas por Eric Fiedler.

Edition Musiklandschaften Modern Performing Editions das Paixões anuais de Telemann de 1757 a 1767 editadas por Johannes Pausch Partituras gratuitas

Partituras gratuitas de Georg Philipp Telemann no International Music Score Library Project (IMSLP)

Partituras gratuitas de Georg Philipp Telemann na Biblioteca de Domínio Público Coral (ChoralWiki)

Pontuações livres, Cantatas, Archiv der kreuznacher-diakonie-kantorei.

Partituras gratuitas de Telemann’s Harpsichord Fantasias TWV 33:1–36 em Brightcecilia Classical Music Forums

O Projeto Mutopia tem composições de Georg Philipp Telemann