o que é flauta doce soprano

O Que é Flauta Doce Soprano?

A flauta doce soprano em c2(dó2), a mais conhecida da família das flautas doce, é o terceiro menor instrumento da família das flautas doce modernas e geralmente é tocada como a voz mais aguda em conjuntos de quatro vozes (SATB = soprano, alto, tenor, baixo). Como o espaçamento dos dedos é relativamente pequeno, é frequentemente usado na educação musical para crianças que estão aprendendo a tocar um instrumento.


Extensão


A flauta doce soprano está uma oitava acima do nível da voz soprano humana. Sua nota mais baixa é c2 ou dó 2 (este artigo é notado usando a notação de Helmholtz, na notação de altura científica a mesma nota é representada como C5), o intervalo normal é c2–d4 (dó 2-ré 4).

As composições para flauta doce soprano geralmente são anotadas uma oitava abaixo do que soam. Seu timbre é semelhante ao som dos tubos de um órgão. Por isso, o órgão pode soar semelhante a uma flauta doce. Esses registros são chamados então de flauta de bloco.


Dedilhado


Além do tradicional dedilhado “barroco” (ou “inglês”), que foi criado em Haslemere em 1919 por Arnold Dolmetsch, foram feitas flautas doce soprano que fazem uso do dedilhado “alemão”, conhecido como germânico, que foi introduzido por Peter Harlan por volta de 1926. No dedilhado germânico, a nota f2 (fá 2), pode ser tocada com um dedilhado mais simples do que o dedilhado bifurcado (ou cruzado, ou forquillha) da técnica barroca.

No entanto, o dedilhado germânico foi descrito como um “retrocesso … feito com a falsa suposição de que o instrumento seria mais fácil para crianças em idade escolar”. A desvantagem é que outros dedos cruzados inevitáveis se tornam mais difíceis.


Material


Flautas doce com cabeça de plástico ou feitas totalmente de plástico são amplamente utilizados. As flautas doce soprano são feitas de várias madeiras, como bordo, pêra, buxo, jacarandá, oliveira, pau-preto africano, “pau-rosa” ou ébano.


Referências


Fontes
Sangue, Brian. 2000–2013. Dedilhados da flauta doce. Dolmetsch online (acessado em 19 de novembro de 2014).
Wollitz, Kenneth. 1982. O Livro Registrador. Nova York: Alfred A. Knopf. ISBN 0-394-47973-4.
Leitura adicional
Baines, Anthony C. 1967. Instrumentos de sopro e sua história, 3ª edição, com prefácio de Sir Adrian Boult. Londres: Faber e Faber. Reimpresso com correções, 1977. Esta edição foi reeditada, Mineola, Nova York: Dover Publications, 1991, e reimpressa novamente em 2012. ISBN 978-0-486-26885-9.
Lasocki, David (2001). “Flauta Doce”. Grove Music Online (8ª ed.). Imprensa da Universidade de Oxford. doi:10.1093/gmo/9781561592630.article.23022. ISBN 978-1-56159-263-0. (assinatura necessária)
Praetorius, Miguel. 1619a. Syntagmatis Musici Michaelis Praetorii C. Tomus Secundus De Organographia. Wolfenbüttel: Elias Holwein, in Verlegung des Autoris.
Praetorius, Miguel. 1619b. Syntagmatis Musici Michaelis Praetorii C. Tomus Tertius. Wolfenbüttel: Elias Holwein.
Sachs, Curt. 1913. Real-Lexikon der Musikinstrumente, zugleich ein Polyglossar für das gesamte Instrumentengeb

Mestre em Musicologia, Especialista em Educação, Bacharel em Composição Musical, Flautista-doce vencedora do 1º lugar na categoria flauta doce solo (He Wharfedale Music festival). Programadora Fullstack e empreendedora